sábado, 12 de junho de 2010

Economia chilena

O Chile é hoje um dos poucos países da América Latina a conviver com crescimento econômico e baixa taxa de inflação, sendo considerado um caso pragmátuco de sucesso econômico na região. A experiência vem sendo observada como um paradigma de crescimento econômico entre as econimias em desenvolvimento.
A partir do golpe militar ocorrido em 11 de setembro de 1973, a política econômica do governo socialista de Allende é abandonada. A nova política implementada dá destaque à abertura da economia chilena aos capitais externos. Isso foi fundamental e sentou as bases do crescimento econômico com estabilidade, observado na economia do Chile na segunda metade dos anos 80 e na década dos 90. O país cresceu puxado pela expansão do setor externo, e pelo desenvolvimento de mecanismos internos de poupança, como os fundos de pensões.
Após a redemocratização do país, os principais indicadores da economia chilena começavam a representar os resultados positivos relacionados ao crescimento econômico e a redução dos níveis de pobreza, e a melhoria na distribuição de renda.